Vítor Baía e Sá Pinto - O Adeus aos relvados
Dois dos jogadores mais carismáticos da história do FC Porto e do Sporting, abandonaram recentemente os relvados. Embora em posições diferentes, ambos fizeram história no futebol português e na selecção nacional, não só pelo seu talento para jogar futebol, mas também pelo amor e dedicação ao clube que sempre demonstraram, ganhando o respeito e a devoção dos adeptos, que os viam não como simples jogadores, mas símbolos de um clube e de uma geração.
Vítor Baía 
Em 17 anos de carreira, divididos entre Barcelona e Porto, Báia conquistou 32 títulos oficiais, o que consagrou, de longe como jogador mais titulado do mundo, apenas seguido por Pélé e Rijkaard que contam 25. Desde cedo que o ex-internacional português se revelou um ícone na baliza do Porto e da Selecção (80 internacionalizações), onde ganhou a titularidade e conquistou a maior parte dos seus títulos, sendo que 23 (!) foram a nível nacional (10 Campeonatos, 5 Taças Portugal, 8 Supertaças), e "apenas" 3 em competições internacionais (Taça Uefa, Liga dos Campeões, Taça Intercontinental). Nem as duas épocas passadas na Catalunha o impediram de continuar a somar títulos vencendo por 2 vezes a Taça do Rei e uma vez a Liga Espanhola, a Supertaça de Espanha, a Taça das Taças e a Supertaça Europeia. Entre sucessivas lesões, e diversas polémicas, como o seu afastamento do Barcelona e posteriomente da Selecção, Vítor Baía manteve sempre a mesma postura, que o levou a terminar a carreira em grande, mesmo não sendo titular, e a consagrar-se como um dos melhores guarda-redes de todos os tempos.
Sá Pinto 
Ao contrário do ex-guarda redes do Porto, Ricardo Sá Pinto não se distinguiu por ter conquistado muitos títulos, já que estes foram apenas 4, todos a nível nacional (2 Supertaças, 1 Campeonato e 1 Taça de portugal). O ex-internacional português, impressionou, pela enorme garra com que disputava cada lance, e pelo amor e dedicação ao clube e à selecção que sempre teve, mesmo sofrendo de constantes lesões, que o impediram de chegar mais longe. Para além disso Sá Pinto conta com 45 internacionalizações, e cerca de 50 golos marcados no Campeonato, que demonstram também o seu talento, como avançado. Ricardo "Coração de Leão", como também chegou a ser apelidado pelos sportinguistas, foi um dos jogadores mais queridos do público, sendo que a forte empatia que sempre existiu entre ele e os adeptos, dificilmente voltará a acontecer num futuro próximo com qualquer outro jogador.





















Sem comentários:
Enviar um comentário