22/07/2007

Freddy Adu: negócio possível??

Desde há uns anos que Fredua Koranteg Adu, nascido no Gana mas naturalizado americano, é um dos principais jogadores a actual na Major League Soccer. Aquando da sua mudança para os Estados Unidos, começou logo a mostrar o seu futebol e a merecer destaque como um jovem com imenso talento. Foi com apenas 14 anos de idade que foi convidado pelo DC United para se juntar ao plantel principal, tendo sido nesse mesmo ano, ainda com com a mesma idade, que fez a sua estreia na primeira liga americana, tornando-se desde logo, o preferido pelos adeptos do seu clube e admirado pelos adeptos americanos em geral. Fez furor no último Mundial sub-20, marcando por diversas ocasiões. Em 2006 representou a selecção principal da América, substituindo o lesionado Eddie Jonhson, num amigável, contra o Canadá. Entretanto, Freddy Adu já mudou de equipa, mais concretamente para o Real Salt Lake, que também participa na liga americana.
Adu é um jogador muito ofensivo, é, também, um jogador muito polivalente que tanto joga a extremo, como a médio-centro ou até desempenhando funções de avançado. O jogador americano tem uma técnica extremamente apurada e uma velocidade estonteante, permitindo-lhe passar com relativa facilidade pelos seus oponentes e executar movimentos difíceis do ponto de vista técnico.


Agora, com 18 anos, é alvo de cobiça de clubes ingleses e do Benfica. A sua ida para a Grã-Bretanha pode ser dificultada, já que teria de convencer as autoridades locais, de modo a que lhe dessem permissão para jogar, devido à sua idade. Em Portugal não haveria essa dificuldade, por isso, para que este enorme talento tenha a sua hipótese no nosso país, o Benfica tem, apenas de dar os 5,4 milhões de euros que a MLS, detentora dos passes de todos os jogadores a actuar na América, pede pelo jovem prodígio, o que não deixa de ser uma quantia altamente elevada, até pela idade do jogador, 18 anos, que ainda não provou vir a ser um dos melhores no futuro, apesar de o prometer. A confirmar-se esta transferência, poderia ser um sinal de que o passe de Simão Sabrosa estaria a ser negociado, pois Adu é um jogador que joga, preferencialmente, no lugar que o português ocupa no onze do Benfica. É de lembrar que existe ainda Fábio Coentrão que deverá servir de alternativa para a posição de extremo esquerdo.

Trata-se de um jogador com uma enorme margem de progressão, que, inclusivé, já estagiou com o Manchester United e foi alvo do interesse de vários clubes da Europa, tais como o Real Madrid e o Parma, de Itália.

A vinda do ganês, naturalizado americano, seria perfeita para o plantel do Benfica e para o futebol português em geral, já que esta jovem estrela conta com enorme popularidade pelo mundo fora podendo, de facto, trazer muito mediatismo ao nosso campeonato.

3 comentários:

Anónimo disse...

Antes de o benfica estar interessado ja eu era um fa do freddy adu. Um dos meus sonhos era ele vir para o meu clube do coraçao por isso faços votos que tudo de certo e que este prodigio venha para o melhor clube do mundo. Força Benfica

Anónimo disse...

Era o meu jogador predilecto quando jogava FM =D Punha-o a titular do benfica com 14 anos xD

Anónimo disse...

Estou super esperançado neste miudo, espero bem que seja um dos melhores reforços de sempre!

 

© New Blogger Templates | Webtalks