02/08/2007

Contratações: balanço provisório

Benfica
Equilíbrio é a palavra que melhor define as aquisições dos trê grandes neste defeso. Até ao momento Sporting e Porto estão em pé de igualdade, com 11 caras novas e quanto ao renovado Benfica, as saídas foram muito poucas, e as entradas foram muitas , na maioria dos casos, envolvendo jogadores com bastante qualidade e grande margem de progressão. A única perda, nesta temporada, que poderia, eventualmente, deixar "mossa", seria a de Simão Sabrosa, que durante seis épocas comandou os destinos do Benfica, mas, os dirigentes da Luz não deixaram que isso pudesse afectar o plantel e, prontamente, garantiram o concurso de dois jogadores,com provas já dadas do seu talento fora do comum, como são Di María, argentino de 19 anos, que deu excelentes apontamentos no mais recente mundial de sub-20, e Freddy Adu, o jovem talento ganês, naturalizado norte-americano, que se estreou na Major League Soccer, com apenas 14 anos.. (!) Este prodígio recebeu aprovação do Rei Péle, e conta já com contratos milionários da Pepsi e Nike .Estamos portanto na presença de um jogador de grandes qualidades, e com uma enorme projecção mundial que decerto proporcionará muitos golos, jogadas espectaculares, fintas, alegrias,.. mas também muito dinheiro aos cofres da Luz, devido ao seu mediatismo em todo o mundo.
A saída de Simão foi o único desgosto dos benfiquistas esta temporada, mas os bons reforços foram muitos e de grande peso, como é o caso de Oscar Cardozo, Bergessio, Butt, o regresso de Manuel Fernandes, que vai, com toda a certeza ser uma das pedras fulcrais da equipa nesta temporada, e o aparecimento de concorrência ao lugar de Nélson, com a mais recente chegada de Luís Filipe ao plantel dos encarnados. A saída do extremo ex-Benfica para Madrid e de outros renderam, ainda assim, mais dinheiro ao clube da Luz, aquele que acabaram por ter de gastar nas novas aquisições. Nesta época, que se avizinha, o Benfica pretende voltar a conquistar o campeonato nacional, mas também atingir a fase de grupos da Champions League e chegar, posteriormente, o mais longe possível na Europa.

Sporting
Já no Sporting, o mercado de Verão trouxe com ele, a notícia de que Caneira regressaria ao Valência e que não haveria mesmo a hipótese de o reaver; outra das más notícias para os sportinguistas foi a saída do seu ídolo Ricardo para o Bétis de Sevilha, saída essa que quase ninguém foi capaz de entender, pois mesmo indo ganhar mais dinheiro, acaba por ser, para o jogador, como que uma "descida de escalão", já que se transferiu definitivamente para uma equipa com ambições quase nulas, a não ser a vontade de permanência na primeira liga espanhola. Ainda assim, os "leões" também mexeram muito o mercado de transferências, acabando, pelo menos até agora, com 11 caras novas, destacando-se Stojkovic, que veio para substituir o português na baliza dos leões, Purovic, Vukcevic, Maryan Had, que vem para o lugar deixado em aberto por Caneira, Derlei, recém-chegado do Benfica e ainda Gladstone, jovem talento brasileiro, que ocupa o lugar de defesa central. O destaque vai para Izmailov, o "Ronaldo russo", que vem como médio criativo, com a intenção de se mostrar à Europa. Para concluir, o Sporting espera competir mantendo o nível da época passada e lutar pela conquista do campeonato, ainda que sem Nani, Ricardo e Caneira.

Porto

Apesar das 11 caras novas no Dragão há, ainda, alguns jogadores contratados que serão alvo da decisão de Jesualdo Ferreira, decidindo dispensá-los, ou não, como é o caso de Fernando (que já está emprestado ao E. Amadora), Lino e, talvez, Edgar, que mesmo tendo feito uma boa pré-época, não se encontram livres de dispensa, até porque o actual plantel do clube da Invicta conta com mais de 30 atletas, um número impensável para muitos. A verdade é que os actuais campeões nacionais contrataram muito, mas, quanto a vendas, também não se ficaram atrás, principalmente pelo dinheiro que entrou nos cofres, que poderá, ainda, sofrer um aumento significativo, devido a um possível abandono de Lucho rumo ao Real Madrid.
A possível saída do argentino e ainda de Anderson,Pepe,Ricardo Costa, Hélder Postiga, ou qualquer outro jogador-chave, prejudicam o futebol azul e branco, e poderão prejudicar ainda mais,... Tratam-se de jogadores influentes na forma de jogar dos campeões nacionais, e serão de díficil substituição. Quanto às boas aquisições do Porto, contam-se Leandro Lima, Luís Aguiar, ambos jovens promessas, Mariano Gonzalez, Ernesto "Tecla" Farías e, possivelmente, Kazmierczak, que na edição do ano passado da BwinLiga foi uma das maiores surpresas do campeonato.
Em suma, o Porto desta nova época pretente conquistar o tri, esperando que as novas contratações consigam preencher alguns "buracos" deixados em aberto pela saída de jogadores de valor inestimável.

Sem comentários:

 

© New Blogger Templates | Webtalks