27/06/2008

Futebol Irlandês


É, para a maioria das pessoas, um desporto totalmente desconhecido. Porém, na Irlanda, é o desporto rei, mais apreciado, ainda, que o futebol. Para quem o observa pela primeira vez nota algumas características que se parecem com o nosso futebol, conhecido de todos, e com o rugby. É uma mistura dos dois estilos de jogo.

Um jogo de futebol irlandês é disputado por duas equipas, constituídas, cada uma, por 15 elementos.

O principal objectivo, como num normal jogo de futebol, é marcar mais golos que o adversário. As balizas são idênticas às de futebol de onze, muda apenas o facto de apresentarem dois postes, por cima, tal como os de rugby. Pode conduzir-se a bola com a mão ou com o pé, servindo estas duas maneiras para marcar golos. Há, tal como no rugby, livres em que a bola deve passar entre os postes.

Há, ainda, muitas regras básicas difíceis de entender e explicar, por exemplo, quando se transporta a bola pelas mãos, esta deve ser deixada cair e, com os pés, faz-se a bola voltar às mãos, um pouco como nalguns aspectos de um jogo de rugby. A bola é passada aos colegas tanto pelas mãos como pelos pés.

O campo é rectangular e não oscila entre os 130/145m de comprimento e os 80/90m de largura.

As linhas de campo estão marcadas aos 13, 20 e 45m, desde a linha de fundo de cada um dos lados.

Um jogo tem a duração de 60 minutos, divididos em duas partes de 30. Quando há necessidade de desempate o jogo tem um prolongamento de 20 minutos, divididos em duas partes de 10. Podem, ainda, decidir-se através da marcação de outro jogo entre as mesmas equipas.
Um facto curioso neste desporto é o de que os jogadores podem, apenas, envergar, nas suas camisolas, números de 1 a 15.

A bola com que se joga o 'Gaelic Football' é semelhante a uma bola de futebol ou até de vólei, mas mais pesada e é produzida por uma única empresa.

Resta dizer que marcar um golo ao guarda redes, ou seja, na baliza, vale três pontos, enquanto que nos postes, vale, apenas, um ponto.

Quanto ao contacto físico permitido neste desporto podemos dizer que é maior que o do futebol, mas, ainda assim, menor que o do rugby. Num jogo de futebol irlandês estão presentes oito árbitros, todos a desempenhar funções importantes no desenrolar do jogo.

Reza a história que este desporto já é praticado desde o século dezasseis. Desde aí, este desporto sofreu, obviamente, grandes transformações e mudanças. Hoje em dia, o mais relevante evento neste desporto é o 'The All Ireland Final'. Para se ter uma melhor noção do que este desporto representa para os irlandeses, basta dizer que muitos dos jogos disputados chegam a atrair mais de 80.000 fervorosos adeptos aos estádios do país.


Sem comentários:

 

© New Blogger Templates | Webtalks